Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Comitê Central de Governança assume papel de ANPD com novo decreto, dizem advogados

Advogados divergem sobre novo decreto de compartilhamento de dados

Publicado por Silvana Deolinda
há 4 anos

A governança no compartilhamento de dados no âmbito da Administração Pública Federal, a instituição do Cadastro Base do Cidadão e o Comitê Central de Governança de Dados têm causado divergências entre advogados especialistas no tema.

Em edição extra, foi publicado no Diário Oficial no dia 19 de Junho de 2020 o Decreto nº 10403/2020, que altera o § 3º do art. do Decreto nº 10.046, de 9 de outubro de 2019, sobre o assunto.

De acordo com Matheus Campos, advogado de Contencioso Cível Estratégico do Rocha Marinho e Sales Advogados, o decreto possibilita ao poder público, por exemplo, tratar e compartilhar internamente características biológicas e comportamentais dos cidadãos como palma da mão, digitais, retina, íris dos olhos, formato da face e a maneira de andar. “Pela sua natureza, o decreto gera discussões sobre possíveis riscos no tratamento dos dados, posto que aparentemente se opõe a princípios trazidos pela Lei nº 13.709/18 (LGPD). Nesse sentido, visto que ficará à disposição do poder público um grande aparato de dados pessoais dos indivíduos, será necessário um cuidado especial com relação à destinação dessas informações, evitando-se vazamentos”, alerta.

Os advogados Alexandre Zanotta, sócio do WZ Advogados, e Fernando Sotto Maior, do SMN Advogados, entendem que o Comitê Central de Governança assumiu o papel de ANPD no poder público federal. Segundo Alexandre Zanotta, o novo decreto fixa um detalhamento sobre o compartilhamento de dados na administração pública federal.

No caso, foi criado um parágrafo 3º para o Art. prevendo que a categorização do nível de compartilhamento de dados classificado como restrito ou específico observará as regras de compartilhamento de que trata o art. 31 do Decreto 10.046/2019.

“As regras de compartilhamento, conforme o Decreto 10403/2020, serão publicadas pelo respectivo gestor de dados, em prazo a ser definido pelo Comitê Central de Governança de Dados, que considerará, para a tomada de decisão, o disposto no Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020 (que reconhece a ocorrência do estado de calamidade pública durante a Pandemia do Covid-19). Competirá ao Comitê Central de Governança de Dados o dever de estipular o prazo para a publicação da categorização do nível de compartilhamento de que trata o § 3º do art. 4º”, explica.

O advogado Fernando Sotto Maior avalia que a categorização do nível de compartilhamento como restrito ou específico observará as regras de compartilhamento de que trata o art. 31 e será publicada pelo respectivo gestor de dados, em prazo a ser definido pelo Comitê Central de Governança de Dados, que considerará, para a tomada de decisão, o disposto no Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020. “Quanto ao art. 31 do Decreto 10.046/2019, é previsto que o Comitê Central de Governança de Dados estabelecerá as regras de compartilhamento de dados e segurança. A categorização de compartilhamento restrito somente poderá ser utilizada quando publicado o ato do Comitê Central de Governança de Dados estabelecendo tais regras”, afirma.

O advogado Lucas Paglia, sócio da P&B Compliance e especialista em Proteção de Dados, criticou o decreto. Para ele, as novas regras causam insegurança jurídica e também falta de transparência. Segundo ele, o trecho que trata de compartilhamento amplo de documentos é superficial e não tem uma finalidade específica. “Hoje há uma preocupação enorme com a privacidade e compartilhamento de dados. O compartilhamento amplo, como é abordado no decreto, vai em direção oposta ao que vem defendendo as correntes mais modernas sobre o assunto”, ressalta ele.

  • Publicações35
  • Seguidores27
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações196
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comite-central-de-governanca-assume-papel-de-anpd-com-novo-decreto-dizem-advogados/865708707

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)