Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Autoridades tiram dúvidas sobre as novas portarias de recall durante seminário que acontecerá em SP

Também acontecerá o lançamento da Obra Coletiva “A Lei Geral de Proteção de Dados à luz do Código de Defesa do Consumidor”

Publicado por Silvana Deolinda
há 4 anos

Com a publicação de duas portarias do governo que tratam dos procedimentos de chamamento de consumidores para substituição e reparo de produtos considerados perigosos mesmo após serem introduzidos no mercado de consumo – os chamados "recall", o Brasil passou a ter regras mais claras.

De acordo com o "Recall em Números 2019", entre 2014 e 2018, foram deflagradas, no total, 701 campanhas de chamamento no Brasil. Os automóveis foram os produtos com o maior número de recalls iniciados – ao todo, 517. As campanhas envolvendo motocicletas ficaram em segundo lugar, com 72 no total, e as de caminhões, em terceiro, com 16. Em 2018, foram feitos 166 recalls de produtos no país, número maior do que o registrado nos anos anteriores.

O tema será abordado durante o seminário “Recall: Novo rumos a partir da nova regulamentação”, promovido pelo IBRAC - Instituto Brasileiro de Estudos de Concor­rência, Consumo e Comércio Internacional no dia 25 de outubro, das 9h às 12h, em São Paulo.

O painel “Autoridades conversam sobre as novas portarias de Recall”, será mediado pela advogada Lucia Ancona Lopez Magalhães Dias e contará com a presenta de Leonardo Marques - diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (Senacon); Andrea Renata Cornelio Geyer e Liliane Alves Fernandes, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, e Daniel Mariz Tavares - coordenador-Geral de Segurança Viária – Denatran.

Já o painel “Talk to the talkers: Setor produtivo endereça suas dúvidas às autoridades”, mediado pela advogada Patrícia Helena Marta Martins, contará com a presença de Henrique Mendes Araújo, gerente jurídico da Volkswagen do Brasil, Eduardo Vasconcelos - diretor da Whirlpool Latin America, Vanessa de Amaral Franco – diretora jurídica da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos – ABIA e Tatiane Garcia Schofield - diretora jurídica da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa – Interfarma

A partir das 12h acontecerá o lançamento da Obra Coletiva “A Lei Geral de Proteção de Dados à luz do Código de Defesa do Consumidor”, idealizada pelos integrantes do Comitê de Consumo do IBRAC, coordenado pelas advogadas Fabíola Meira, Thais Matallo, Amanda Cascaes e Priscilla Sansone e prefaciado por Danilo Doneda, recém indicado pela presidência da Câmara dos Deputados, para representar a Casa no Conselho Nacional de Proteção de Dados Pessoais e de Privacidade.

Programação:

RECALL: NOVOS RUMOS A PARTIR DA NOVA REGULAMENTAÇÃO

(Portaria 618/19 do MJSP e Portaria Conjunta 3/19 do MJSP e Infraestrutura)

8h30 às 9h00: Credenciamento

9h00 às 9h15: Abertura

Thais Matallo Cordeiro | Diretora de Relação de Consumo do IBRAC

9:15 às 10:15: Autoridades conversam sobre as novas portarias de Recall

Dr. Leonardo Marques | Secretaria Nacional do Consumidor - Senacon

Dra. Andrea Renata Cornelio Geyer | Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa

Dra. Liliane Alves Fernandes | Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa

Dra. Daniel Mariz Tavares | Coordenador-Geral de Segurança Viária - Denatran

Mediadora: Dra. Lucia Ancona Lopez Magalhães Dias | IBRAC

10h15 às 10h30: Coffee Break

10h30 às 11h30: Talk to the talkers: Setor produtivo endereça suas dúvidas às autoridades

Dr. Henrique Mendes Araújo | Gerente Jurídico Volkswagen do Brasil

Dr. Eduardo Vasconcelos |Diretor da Whirlpool Latin America

Dra. Vanessa de Amaral Franco |Associação Brasileira da Indústria de Alimentos – ABIA

Dra. Tatiane Garcia Schofield |Diretora Jurídica da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa – Interfarma

Mediadora: Patrícia Helena Marta Martins | IBRAC

11h30 às 12h00: Dúvidas/encerramento

12h00 às 14h00: Lançamento da Obra Coletiva A Lei Geral de Proteção de Dados à luz do Código de Defesa do Consumidor, idealizada pelos integrantes do Comitê de Consumo do IBRAC

Vagas limitadas!

Informações: http://www.ibrac.org.br/inscricao_evento.htm/evento/055059061

  • Publicações34
  • Seguidores27
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações60
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/autoridades-tiram-duvidas-sobre-as-novas-portarias-de-recall-durante-seminario-que-acontecera-em-sp/771276082

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)